3 Dicas de Treinos de Musculação que Você Ainda não Conhece

Treinos de Musculação – Com a grande variedade de técnicas e exercícios, muitas vezes deixamos de lado algumas dicas para treinos de musculação e até mesmo alguns exercícios que podem ser interessantes para o desenvolvimento da definição física. Você verá agora três dicas de treinos que geralmente ficam esquecidos, mas que podem oferecer vantagens. Confira!

Pré-exaustões em Drop set

Trata-se de realizar um primeiro exercício com 3 a 4 drop sets diminuindo a carga, sem descanso entre as séries. Você já deve ter visto na academia alguém fazendo isso, mas cada vez mais é incomum. É uma técnica que amplia a capacidade cardiovascular, principalmente quando o foco é força. Não importa muito se você é iniciante ou se está em nível avançado, pois ela atenderá muito bem a todos os casos. Serve melhor para músculos grandes, como dorsais, pernas e deltoides, mas nada impede que você tenha ganhos trabalhando músculos menores.

No caso das pernas, faça a pré-exaustão no Leg Press 45º ou no vertical (hack). No caso dos peitorais, use o Peck-Deck ou mesmo no crucifixo reto (máquina). Já com os deltoides, faça elevações frontais, laterais e no crucifixo inverso.

Meias Contrações

Esta técnica serve para quem já possui alguma experiência. São pouco usadas nas academias, mas apresentam ótimos resultados. Trata-se, na verdade, de repetições pela metade, ou seja, executadas em um número X, seguidas de repetições completas. O mais interessante é que você pode utilizar esta técnica em quaisquer grupamentos musculares. A vantagem é que garante uma contração contínua na musculatura em suas diferentes regiões e fases do movimento. É preciso ter cuidado, no entanto, com as articulações e ligamentos, já que são repetições parciais.

Quando você utiliza o banco scott, por exemplo, em uma rosca, basta imaginar o movimento com a barra no scott do ponto até a parada do movimento, só que pela metade do que seria completo. São executados 2 a 3 movimentos desses, seguidos de 2 a 3 movimentos completos, voltando para 2 a 3 movimentos parciais e seguidos então, de mais 2 a 3 movimentos completos ou até a falha muscular. Parece fácil, mas tem um grau de dificuldade considerável.

Repetições Estáticas

Essa técnica é polêmica e nem sempre é aceita por todos os profissionais de educação física. Muitos dizem que não produz qualquer efeito hipertrófico ou hiperplásico na musculatura, por não haver um desgaste entre elas. Mas há quem acredite que as repetições estáticas são úteis para uma pré-exaustão muscular, visando a depleção de glicogênio.

Veja que não há consenso da eficácia repetições estáticas, pois faltam pesquisas científicas sobre isso, mas muitos atletas famosos acreditam e confirmam que tiveram grandes resultados com estes exercícios. O importante mesmo está em quais grupos musculares estarão sendo executados, e não se a técnica funciona ou não.

É interessante para o desenvolvimento do bíceps, do quadríceps – na cadeira extensora, com os deltoides, mas é ineficaz com os tríceps, com o peitoral, com os dorsais, entre outros. O certo é falar com um educador físico que consiga avaliar os melhores exercícios para diferentes tipos de músculos e para o seu caso.

Dicas Extras

Mesmo que estas técnicas tenham ficado em segundo plano nas academias, vale a pena testar para ver como o seu organismo reage. Converse com o personal sobre variações destes exercícios e dicas de segurança. Jamais monte seus treinos por conta própria, pois pode ser prejudicial à sua saúde. Você pode ainda criar seus programas junto ao educador físico para dias intercalados, aproveitando melhor estas dicas. Lembre-se ainda que estas técnicas não se adequam a todas as pessoas.

Tenho Certeza Que Você Irá Gostar:

One Thought to “3 Dicas de Treinos de Musculação que Você Ainda não Conhece”

  1. boas dicas. eu vou procurar a utilizar essas coisas no meu treino

Leave a Comment