Crossfit – O Que é? Vantagens?

Esta é uma modalidade de exercícios que mais crescem no Brasil e no mundo, sendo que há academias especializadas neste conjunto de treinamentos de alta performance. Veja mais sobre esta categoria de treinamento.

O que é o crosfit?

Trata-se de uma modalidade de exercícios integrados com ótimos resultados no emagrecimento e na definição corporal. Tem atraído muitas pessoas, pois oferece uma sequência bastante variada de exercícios, sendo menos repetitiva e mais interessante. Os iniciantes devem começar com calma, pois é um conjunto de práticas de alta performance, bastante intenso.

O foco é o treinamento de força e condicionamento geral, com movimentos ágeis e ótima adaptação fisiológica. Possui um grande impacto, já que os exercícios são funcionais e direcionados. Requer respostas rápidas e grande dedicação. Os resultados são bem rápidos, independentemente dos seus objetivos – seja para obter mais massa magra ou para emagrecer mais rápido.

Este tipo de exercício começo a ser praticado em academias de polícia, grupos táticos e pelo exército americano. Hoje atente a todos os tipos de pessoas, desde as mais sedentárias aos atletas profissionais. O objetivo é ampliar a resposta do sistema neuro-endócrino por práticas integradas e movimentos funcionais, como os da corrida, das pedaladas, escaladas, levantamento de peso, saltos, entre outros.

Benefícios do Crossfit

Estes são apenas alguns benefícios do crossfit:

  • Otimiza a resistência cardiorrespiratória.
  • Promove a agilidade.
  • É perfeito para obter resistência muscular.
  • Com pouco tempo, você ganha mais força, flexibilidade e potência.
  • Estimula a velocidade.
  • Amplia a capacidade de coordenação, equilíbrio e precisão.
  • Melhora todas as funções do corpo de uma vez só.
  • Os resultados podem ser vistos em pouco tempo.

Melhores exercícios de Crossfit

cross-saltoSaiba que não há exercícios melhores ou piores, mas sim a capacidade assertiva de integrá-los, formando um programa eficiente que impacte todas as partes do corpo. Este método utiliza peso, repetições e movimentos funcionais, e é por isso que vem apresentando ótimos ganhos em pouco tempo.

Entre os exercícios mais populares, estão aqueles que servem para perder gordura e tonificar a massa magra mais rapidamente. São eles: variação de abdominais de alta frequência (com base no chão), flexões de todos os tipos, burpees (que são os mais odiados pela maioria dos atletas, mas que efetivam bons resultados), saltos com corda ou obstáculos, agachamentos com ou sem pesos, corridas a pé ou com bicicleta, etc.

Fazer exercícios em grupo pode ser muito motivador para algumas pessoas, mas essa é uma opção pessoal. O crossfit dá resultados, pois os exercícios em geral são simples, rápidos, com peso adequado e com frequência média a baixa. A mistura de diferentes exercícios é o segredo do sucesso deste esporte, que tem muito a oferecer a quem quer praticá-lo.

Mas é preciso ter muita disposição já que os treinos são rápidos e precisos. Requer também um longo aquecimento, antes e após os treinos. Você pode praticar o crossfit diariamente ou em dias intercalados. Não será necessário fazer outra atividade física, caso não queira, pois as sequências são muito completas.

Contraindicações do Crossfit

O Crossfit irá exigir muito de você e deve ser feito com orientação especializada, pois os riscos também são altos. É indicado que antes de qualquer atividade física você consulte com um médico especialista e um educador físico. As partes que mais apresentam problemas são os tendões e articulações.

E se você tiver problema pré-existente, poderá adaptar suas sequências de treino – essa é uma das boas vantagens deste tipo de esporte. Prefira iniciar o seu treinamento em Crossfit em academias especializadas e com profissionais habilitados.

Já praticou o crossfit? O que achou? Deixe o seu comentário!

Tenho Certeza Que Você Irá Gostar:

Leave a Comment