Dieta Detox

Dieta Detox – O que é? Quais as vantagens?

Muito se fala atualmente sobre as dietas detox, mas ainda pouco se sabe sobre os seus reais benefícios. Sempre que você se sentir muito cansado sem motivo, com inchaço pelo corpo, com digestão difícil, insônia e baixa imunidade. Além disso, este tipo de dieta é ideal para quem quer perder peso e eliminar toxinas.

O que é a dieta detox?

A dieta ganhou visibilidade principalmente com os sucos detox, que usam diferentes legumes, frutas e folhas a fim de aproveitar as suas propriedades desintoxicantes para eliminar toxinas do corpo. Mas a dieta não se reduz aos sucos: há diversos alimentos que ajudam a eliminar substâncias nocivas e gordura, fazendo com que o organismo funcione melhor.

Adieta detox é uma dieta funcional que ajuda a equilibrar uma vida cuja alimentação possui diversos agentes nocivos, como agrotóxicos, excesso de hormônios, aditivos alimentares, açúcar, gordura, entre outros riscos à saúde.

Quando é a hora certa para fazer uma dieta detox

Se você perceber em algum momento da sua vida sintomas como cansaço excessivo, insônia, dificuldade de digestão, dificuldade para perder peso, problemas intestinais, excesso de gases, retenção de líquido, falta de concentração, dores de cabeça, entre outros sintomas, é hora de repensar a sua alimentação e fazer uma dieta detox.

A ideia é colocar no seu cardápio alimentos mais saudáveis e hábitos que contribuam com a sua saúde. Os alimentos naturais e orgânicos, alimentos mais alcalinos e menos ácidos serão prioridades. É indicado retirar todos os alimentos excessivamente industrializados, ricos em gorduras, com glúten ou derivados de soja, excesso de carne vermelha, alimentos ricos em conservantes, adoçantes, corantes, todos os alimentos refinados, excesso de café e laticínios e aqueles com alto potencial alergênico, além do álcool e outras substâncias químicas.

Emagrecer com cardápio da dieta detox

Veja agora uma sugestão de cardápio da dieta detox que ajuda a emagrecer e dar equilíbrio à sua saúde:

Dê preferência para: frutas da época, verduras, legumes orgânicos, carnes magras (de preferência orgânicas – peixes, frango, carne vermelha sem gordura, etc.), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico), sementes (linhaça, gergelim, semente de abóbora e girassol), cereais (arroz integral, quinoa, etc.), temperos naturais (manjericão, alecrim, salsinha, alfavaca, etc.).

Líquidos: Beba de 2 a 3 litros de água diariamente e privilegie o chá verde e os sucos naturais – misture sempre uma fruta, couve ou outra folha verde e um tempero (como limão, gengibre, hortelã, etc.).

Veja um exemplo:

Café da manhã

– Em jejum, beba um copo de água com suco de limão sem açúcar

– Suco verde: bater no liquidificador 250ml de água, 1 folha de couve-manteiga, 1 fruta de sua preferência

– 1 fatia de pão light sem glúten com geleia natural ou duas torradas sem glúten

Lanche da manhã

– 1 castanha ou uma fruta desidratada

– 1 maçã ou outra fruta de sua preferência

Almoço

 – Salada de folhas verdes, tomate e palmito

– Peito de frango (100g) assado ou filé de peixe com temperos naturais

– 3 colheres de sopa de arroz integral, preto ou vermelho

– 2 colheres de feijão ou outra leguminosa (lentilha, grão de bico, etc.)

– Abobrinha, cenoura ou outros legumes refogados

Lanche da tarde

 – 1 xícara de chá de salada de frutas com chia ou quinoa

ou

– 1 suco detox com couve, água, uma fruta da sua preferência (limão, hortelã, gengibre, etc.

Jantar

 Sopa de abóbora, couve, quinoa em farelo e gengibre ralado.

ou

1 porção de legumes no vapor com salmão

Suco verde: bater no liquidificador 250ml de água, 1 folha de couve-manteiga, 1 fruta de sua preferência

Período de dieta detox

Faça pelo menos por uma semana a 14 dias, variando os legumes, frutas, carnes magras, leguminosas, cereais e tudo mais. Não pule refeições, pois assim manterá o seu metabolismo ativo e perderá peso. Tome no mínimo 4 copos de chá verde durante o dia (nunca mais que isso e nunca à noite). Faça exercícios regulares, pois isso ajuda a melhorar o metabolismo e potencializar a perda de toxinas. O cardápio acima é apenas uma sugestão e você pode variá-lo. Busque sempre orientação médica antes de iniciar uma dieta.

Receitas de Sucos Detox:

Suco Detox de Abacaxi.                                            Suco Detox de Couve.

Suco Detox de Limão.                                               Suco Detox de Gengibre.

Suco Detox de Melancia.                                          Suco Detox de Laranja.

Tenho Certeza Que Você Irá Gostar:

Leave a Comment