Fisiologia da Panturrilha

Hoje vamos falar sobre as queridas e teimosas panturrilhas, que todos sonham ter, mais a maioria não consegue. Mas será mesmo que ela não cresce porque você não tem genética ou porque você não a treina direito? Para ter mais conhecimento sobre ela, vamos entender a sua função.

Para Que A Panturrilha Serve?

Bom, a maioria das pessoas vão dizer é que ela que sustenta o nosso peso e nos da mobilidade para andar, correr e não está errado, mas ela tem outra função muito mais interessante.

O coração bombeia o sangue por todo o corpo e o que ajuda a levar esse sangue para os membros inferiores é a gravidade. Há pesquisas que mostram que se o coração fosse mais para baixo não iria ter irrigação de sangue completa para o cérebro.

Sabendo que o coração bombeia o sangue e a gravidade ajuda a levar o sangue para membros inferiores, então o que faz com que o sangue seja jogado dos membros inferiores para os superiores, porque o sangue tem que circular. Isso mesmo a panturrilha tem esse papel.

No meio da panturrilha passa veias e quando nós pisamos no solo ou damos impacto, o musculo da panturrilha comprime e junto faz uma pressão nas veias e nessa pressão o sangue é bombeado para cima, por isso que a panturrilha é conhecida como nosso segundo coração.

  • Curiosidade: Por isso quando uma pessoa não consegue andar, os médicos colocam a perna pra cima, para o sangue poder descer, sem que a panturrilha trabalhe.

Panturilha2

Como Treina-las

Sabendo que ela faz todos esses sistemas de bombeamento e movimentação, ela é um musculo que tem resistência, então se você treinar ela 1 vez na semana, ela não vai sentir nada, porque ela vê que aquilo foi um esforço a mais, mas ela pode se recuperar rápido.

  • Comece por testes: Treine ela 1 vez na semana, veja o resultado, depois treine 2x na semana e assim por diante.
  • Como sei que ela está sofrendo a hipertrofia: Quando você sente muita dor ou não consegue andar direito ou os dois é um sinal bem claro que ela foi totalmente utilizada e suas fibras foram rompidas.
  • Tenha consciência corporal: Tem gente que treina ela com menos intensidade e tem resultados, como tem gente que treinar com muita e não tem, saiba trabalhar ela.
  • Confusão: Ela se adapta muito rápido porque o corpo precisa dela, então sempre confunda, um segredo é não ter protocolo de exercício cada vez que for treina-la faz um diferente ou com técnica diferente.

A panturrilha cresce e ela é muito importante para o nosso corpo então não deixe de treina-la com sabedoria, tenha conhecimento sobre ela.

Lembrem-se, o  processo de hipertrofia significa grande alimentação, então seu sangue estando nutrido melhor é a sua recuperação, e nutrimos o sangue com dieta, você pode até estar fazendo tudo certo para sua panturrilha crescer, mas e a dieta? Não tem como você obter resultados satisfatórios sem ela.

Espero que tenha conseguido tirar o maior proveito deste artigo, um grande abraço até a próxima.

Guia do Maromba

Tenho Certeza Que Você Irá Gostar:

Leave a Comment