Treino Funcional

Muito se fala do famoso treino funcional, mas será que ele realmente funciona e dá resultados satisfatórios?! Ou ainda será que ele pode substituir a musculação?!

Muita gente tem optado por esse tipo de treinamento, seja pelo seu resultado ou ainda pela forma de ser praticado, já que ele pode ser feito em casa na academia e ainda utilizar todos os músculos do corpo para ser realizado. Porém, podemos afirmar que o treino funcional apresenta resultados positivos sim, porém, como qualquer outra atividade, é preciso uma boa dose de esforço e dedicação pra fazer tudo dar certo!

Além disso, esse treinamento pode exigir um pouco mais do praticante do que a musculação, já que aqui se trabalha muito a resistência e o equilíbrio. Quer saber como o treino funcional funciona?! É só conferir:

O que é o treino funcional?

Em uma hora de treino funcional, você pode queimar até 800 calorias. E ele pode ser feito na sua casa ou na academia mesmo, a diferença é que ele não exige a monotonia da musculação, por exemplo.

Não que a musculação seja ruim, pelo contrário, ela oferece uma série de benefícios para o praticante, fazendo com que a hipertrofia seja alcançada com sucesso, mas a diferença é que no treino funcional, é possível trabalhar todos os músculos de uma vez, ao invés de um músculo localizado, como a musculação.

Não é necessário focar em séries feitas no mesmo lugar, pois o treino funcional é baseado em movimentos naturais, usando o peso do próprio corpo para queimar calorias e trabalhar toda a musculatura. Aqui você irá correr, pular, andar, girar entre outros movimentos como agachar e puxar. Em alguns momentos você ainda poderá utilizar alguns acessórios, como bolas, cordas, elásticos e muitos outros acessórios. Conforme você evolui no treino, mas as novas séries exigem do seu corpo, fazendo com que você se supere a cada treino.

O treino funcional é ótimo para quem busca melhorar a flexibilidade e a resistência do corpo. Além disso, ele também ajuda a melhorar o equilíbrio, agilidade e o condicionamento físico. Tudo isso praticando uma série de atividades 3 vezes por semana.

Ou seja, o treino funcional não serve apenas para perder calorias, mas ele também é usado para ganhar força e aumentar a massa magra. Além é claro de todos os outros benefícios, como melhorar a resistência física e o equilíbrio. Ele ainda trabalha bem os músculos do abdome, quadris e da região lombar, afinal, o treino funcional é usado para que você possa trabalhar todos os músculos de forma equilibrada e geral, garantindo um treino completo.

O que é melhor, musculação ou treino funcional?!

Muita gente ainda tem essa dúvida, e se você está pensando em trocar um pelo outro, primeiramente saiba que essa decisão irá depender do seu objetivo.

Se você quer apenas ficar malhado, ter o corpo definido e com volume equilibrado, melhorando o condicionamento físico, o melhor treino é o funcional. Mas se você já quer ser um fisiculturista, o ideal é encarar a malhação para ganhar volume, já que nesse caso o seu objetivo é a hipertrofia e o melhor é malhar cada músculo individualmente.

Ou seja, um não é melhor que o outro, porém eles são usados com objetivos diferentes. Mas uma dica super útil e que está sendo utilizada por milhares, é unir os dois treinos. Dessa forma, você terá apenas o que ganhar, aliando a força da musculação com a flexibilidade, agilidade, equilíbrio, resistência e outras capacidades que o treino funcional ajuda a melhorar.

Para finalizar, saiba que os seus resultados irão depender unicamente do seu esforço e de sua disciplina!

Tenho Certeza Que Você Irá Gostar:

Leave a Comment